quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Entrevista: Rodrigo Byrro diretor de negócios HTC Brasil


Aproveitando o embalo do sucesso que a HTC está fazendo no mundo, com lançamentos como o HTC Droid Eris, e no Brasil, com o HTC Touch 2, o TYNEW entrevistou Rodrigo Byrro, 33 anos, Diretor de Negócios da empresa no Brasil. Trabalhando desde 2007, data da chegada da companhia no país, Byrro confirma o que este editor já desconfiava: o público brasileiro adere cada vez mais às novas tecnologias, tratando a àrea como uma aliada para solução dos problemas do cotidiano (confira matéria do IDG Now no link). E a HTC já havia se antecipado a esta tendência, disponibilizando, já no ano de sua entrada ao mercado do país,  os smartphones touchscreen. Confira a entrevista completa:

TYNEW -  Com o significativo crescimento da economia no Brasil, em uma época em que a crise tomou conta do cenário mundial, quais foram os resultados para a empresa em relação à comercialização de smartphones?
Rodrigo Byrro - Nossos resultados em 2009 foram bastante positivos, Rafael. Apesar da crise financeira, a área de smartphones pode não ter crescido tanto quanto havíamos projetado anteriormente, mas ela não estagnou. Foi um dos mercados que continuou a evoluir.
TYNEW - E este ano, qual a previsão?
Byrro - Por ser uma empresa de capital aberto, a HTC não disponibiliza números específicos de projeções. Entretanto, posso adiantar que todas as tendências confirmam nossas expectativas mais otimistas: os usuários finais de telefonia móvel estão migrando, cada vez mais, para o uso de aparelhos com mais recursos, como os smartphones – até mesmo pelas novas tecnologias estarem cada vez mais presentes e também devido ao crescimento do acesso das pessoas à Web, motivadas pelo aumento da comunicação digital integrada via redes sociais – fato facilitado pelas funcionalidades e características dos smartphones. Aqui no Brasil temos grande adesão dos usuários às novas tecnologias, o que também contribui para este cenário positivo. A substituição dos aparelhos convencionais por smartphones já é uma realidade e deve responder pelo maior número de vendas de dispositivos móveis durante 2010.

TYNEW - O ano de 2009 foi marcado pela entrada do celular/smartphone touchscreen no mercado brasileiro. O sucesso impulsionou as vendas e reaqueceu o setor. Qual seria/será a inovação para o ano de 2010?
Byrro - Desde que entrou no mercado nacional, em 2007, a HTC já trazia smartphones touchscreen para venda no Brasil. Antecipamos as tendências. Essas telas foram ganhando mercado e aumentando naturalmente sua presença em nosso portfólio. Hoje, elas já são maioria. Uma tendência para o futuro dos smartphones é a personalização. As pessoas não tem mais que se adaptarem às novas tecnologias, mas cada vez mais farão com que as tecnologias se adaptem ao seus gostos. O novo conceito da HTC Quietly Brilliant, lançado no final do ano passado, já traz essa idéia. A HTC transformou o conceito de sua marca e, consequentemente de seus produtos, em todo o mundo, justamente focando esta revolução no modo de enxergar o smartphone. O próprio conceito HTC Sense, embarcado exclusivamente no HTC Magic vendido no país, apresenta funções que adaptam o aparelho de acordo com a intenção do usuário – permitindo uma customização relevante. Essa personalização nós poderemos ver mais intensamente nos próximos anos com a evolução de softwares, aumento no número de aplicativos, incentivo aos desenvolvedores, entre outras ações.

TYNEW - Ainda sobre o mesmo tema, 2010 promete ser o ano dos tablets. A HTC já esteve, inclusive, ligada a rumores sobre um possível aparelho com estas características e já possui um smartphone que se encaixa nestes mesmos moldes, o HTC Shift. O boato é verdade? E qual a visão da HTC sobre o tema?
Byrro - Um tablet e um smartphone tem funções diferentes e perfis de usuários diferentes. A HTC está atenta a todas as novas tecnologias, para cada vez mais melhorar a qualidade e aprimorar a fabricação de seus smartphones – incorporando novas usabilidades aos seus aparelhos, melhorando a experiência dos usuários. Existe um núcleo de desenvolvimento dentro da própria empresa que pesquisa estas tendências. Aqui no Brasil ainda não tivemos informações de outros tablets HTC. Mas, com certeza, este assunto deve estar sendo discutido na matriz, em Taiwan. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

TYNEW - E quais seriam os próximos lançamentos da HTC aqui para o Brasil? 
Byrro - Ainda não posso adiantar diretamente os modelos. A HTC está estudando a estréia de alguns smartphones no país – até mesmo para o 1º semestre de 2010. O que podemos dizer é que os nossos lançamentos para este ano vem concretizar o novo perfil de usuário de telefonia móvel no Brasil, que usa smartphone. Certamente serão dispositivos que permitam ao usuário customizar o aparelho de acordo com as suas necessidades e desfrutar de uma rede completa de entretenimento, além de serem aparelhos que irão reunir tecnologia de ponta, máxima conectividade, Bluetooth 3.0, Wi-Fi, GPS, conexão de internet 3G, processadores ainda mais rápidos acima de 1GHz e memórias cada vez maiores.

TYNEW - Várias empresas já lançaram celulares ecologicamente corretos. A HTC também pretende seguir este caminho?
Byrro - A equipe de desenvolvimento da HTC está estudando tecnologias verdes e, em breve, devem ser incorporadas às produções da empresa.

TYNEW - Daqui há quatro anos o Brasil recebe a Copa e, dois anos depois, os Jogos Olímpicos. A HTC já projeta algum tipo de campanha de marketing ou investimento para aproveitar essa nova fase de otimismo?
Byrro - As pessoas vão acompanhar a Copa e os Jogos conectadas no smartphone, tweetando, tirando fotos, ligando para os amigos. O HTC será um aliado dos torcedores brasileiros e vamos querer promover e fazer parte desta festa!

TYNEW - Uma mensagem para os internautas do site:
Byrro - A tecnologia existe e foi desenvolvida para facilitar o nosso dia-a-dia. A cada momento, aprendemos mais e mais a lidar com novas interfaces que apenas se moldam ao nosso ritmo de vida. Os novos conceitos da HTC e as tecnologias embarcadas nos nossos últimos lançamentos apenas comprovam que as interfaces estão cada vez mais intuitivas e customizadas. As pessoas não precisam entender de programação para trocar a tela do seu smartphone, por exemplo. Desde o início, a HTC tem essa preocupação de fazer com que as pessoas se sintam à vontade para desfrutar dos nossos aparelhos. Um smartphone HTC acaba se transformando em inúmeros aparelhos, de acordo com utilidade e personalização indicada por cada usuário – já que as características embarcadas ampliam suas funções. Pense na tecnologia como uma alidada! Abraços a todos! E parabéns pelo blog, Rafael!

Obs: um super obrigado a Lina e ao pessoal da S2 Comunicação pelo apoio!

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