domingo, 28 de fevereiro de 2010

Review: Windows Mobile estragou o Xperia X1

Xperia-X1
O design primoroso e diferenciado se destaca e logo conquista, até mesmo os que nunca sonharam em ter um aparelho da Sony Ericsson. Mas, como em um acordar para a realidade, o que vem no interior do smartphone acaba atrapalhando a qualidade final. Esta é a verdade sobre o Sony Ericsson Xperia X1, o novo review do TYNEW. Confira.
--------------------------------------------
O que vem no pacote:
- Aparelho;
- Carregador entrada USB;
- Cabo USB;
- Cartão de memória de 8GB;kit-completo
- Fone de ouvido;
- Cd de instalação;
- Manual do usuário.
Especificações completas:
Formato: “Barra”, com teclado virtual e físico QWERTY completo;
Dimensões: 110,5 mm x 52, 6 mm x 17 mm;
Peso: 158 g com a bateria;
Tela: 3 polegadas, com 65.536 cores, resolução WVGA 800 x 480 pixels, sensível ao toque;
Processador: Qualcomm MSM 7200 de 528 MHz;
Memória: Memória ROM de 512 MB, RAM de 256 MB e entrada para cartão de memória microSD de até 16 GB;
Conectividade: Wi-Fi, Bluetooth, conector de áudio 3,5 mm e 3G;
Sistema Operacional: Windows Mobile 6.1;
Câmera: Câmera de 3.2 megapixels com foco automático;
Navegação: aGPS;
Bateria: 1.500 mAh;
Funções adicionais: Rádio FM;
Preço: Cerca de R$ 1.699,00.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Design
O desenho do Xperia é fantástico. As linhas são generosas, o aspecto é soberbo, o acabamento impecável, mesclando o plástico com o alumínio. Mas depois, na mão, a perspectiva muda um pouco. O Xperia é muito pesado. Ele tem 158 g, contra os 139 g do Nokia E72, por exemplo. Isso incomoda, e muito!
Mas aí você abre ele e dá de cara com um teclado lindo. É muito fácil teclar emails longos, textos, mas ainda assim considero elas um pouco pequenas (dedos grandes, sabe como é...). Só não gostei e não entendi o porquê da confusão com as teclas. No lugar do “:” o usuário recebe um “ç”, por exemplo, o que causa um certo desconforto, pois para corrigir este erro é necessário abrir o mapa de caracteres. Dizem que é porque não trocaram o software antes de embarcarem o Xperia para o mercado brasileiro, pode?!
Outra coisa que me deixou bastante descontente foi o fato de ter de utilizar a caneta para acessar qualquer coisa no smartphone. Mas essa é uma opção de quem escolher o Xperia como aparelho. Este editor confessa que não gosta deste tipo de mecanismo, pois ele deixa as duas mão ocupadas, além de tirar a agilidade do usuário.
O teclado em “X” na parte frontal não funcionou. Quer dizer, funcionou somente para dar um toque diferente, para enfeitar, mas é pouco funcional. O espaço para pressionar os botões de ligação ou desligar é horrível e o touchpad, que fica bem no meio disso tudo, é desnecessário, pouco utilizei.
No mais, as luzes de apoio, que ficam na lateral do aparelho, que servem como destaque para chamadas ou eventos diversos, não funcionam, ou melhor, não cumprem a promessa porque muitas vezes o usuário nem as nota.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
conectividade 
Nossa! Foi o que eu exclamei quando comecei a navegar com o Xperia. O sistema para ler emails e integrar todas as ferramentas do Windows Messenger, por exemplo, torna a vida do usuário uma maravilha. Em um toque se tem o MSN funcionando, o hotmail mostrando os últimos emails recebidos e mais uma penca de opções. Pena é que não consegui softwares para utilizar o facebook ou o twitter como aplicativos.
Somente através de algum dos painéis, que eu também explico mais na seção Funcionalidade. O fato é que ele corresponde à altura quando o usuário precisa trabalhar online. Por vezes deixei de abrir o notebook, por exemplo, passando a navegar somente com o smartphone. Ele também permite, mesmo sem pacote de dados, a navegação, diferentemente do HTC Magic, por exemplo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
funcionalidade 
É, “Houston, we have a problem”! Aqui está o grande furo deste excelente smartphone. O sistema operacional é um Windows Mobile 6.1. Acho que fiquei mal acostumado com o Android, seja qual for a versão, mas este Windows me faz lembrar a pior face da Microsoft, quase como se fosse um Vista, que foi um grande fracasso para a turma de Steve Balmer. Por isso, não podemos culpar somente a Sony Ericsson, mas bem que a empresa poderia ter escolhido outro software para embarcar no Xperia X1. Vamos aos detalhes.
Primeiro. O visual não é nada apelativo. Diferentemente de um Android, por exemplo, o design do software parece ter ficado no passado. São nove painéis que podem ser costumizados. Mas em sua maioria, eles têm as mesmas funções, mudam apenas alguns detalhes de um para outro, o que os torna repetitivos. Em minha humilde opinião, eles não agragam conteúdo, mas apenas confundem e dão mais trabalho para o usuário.
O que funcionam, quer dizer, que tem alguma função que valem à pena, são os painéis do Google, o primeiro painel e alguns que podem ser baixados, como o do Facebook e do Twitter, além da rádio e do painel que mostra as opções de multimidia (fotos, videos e música). O player também recebeu um espaço só dele e permite que sejam utilizados os dedos ao invés da caneta, pois as teclas da tela são bem grandes.
O pacote office é um dos destaques do aparelho. Funcionam muito bem e quebram um galho imenso na hora de editar e abrir os arqivos. Este review todo foi feito a partir do Xperia, por exemplo.
Os ícones de notificação são confusos e não ajudam. Aqui mais um problema. Várias vezes deixei passar mensagens que havia recebido, justamente pelo não funcionamento correto delas.
O som do Xperia é mediocre, falo do som do altofalante. Ele possui apenas uma caixa, ao lado do aparelho, e a qualquer momento ele pode ser abafado, ou seja, no bolso você poderá não ouví-lo. Ele também distorce o som. Mas agora, quando os fones são conectados meu amigo, parece que trocamos de smartphone. Incrível como tudo muda! Absolutamente fenomenal a qualidade que se ganha. Claro, nesse ponto a Sony Ericsson é matadora!
A câmera é apenas regular, com um flash que na verdade é uma luz que fica acessa durante a tomada da foto. Seguem algumas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
bateria 
A bateria realmente me agradou. O tempo de duração é muito boa e mantém uma boa relação entre o uso do aparelho e a atividade que estamos desempenhando. Ou seja, se apenas utilizamos para ligações ele dura uma “barbaridade”, mas agora, quando utilizamos com o Wi-Fi e em ligação, a bateria sofre, mas ainda assim dura por pelo menos uns dois dias. Muito bom para um smartphone com o Windows Mobile instalado.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
ligacao
Muito boa a qualidade de ligação. Sem problemas também para encontrar sinal em todas as regiões de Porto Alegre.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
nota final
Bom, aí preciso dizer que vai de cada um escolher ou não o Xperia X1. É que ele é o tipo de smartphone que divide muito as opiniões. Já ouvi maravilhas e também os piores xingamentos dirigidos ao aparelho. Ele é de extremos, como já vimos. Mas mesmo assim eu recomendaria para aqueles que não são tão rigorosos, pois ele desempenha bem as funções online e, muitas vezes, de trabalho, preservando ainda a qualidade multimídia de todo aparelho da Sony Ericsson. Enfim, também é preciso gostar muito do Windows Mobile, porque se você não tiver paciência...
Confira as fotos do Xperia X1 logo abaixo.

Um comentário:

  1. William Soares da Silva2 de janeiro de 2011 às 19:46

    TEnho um Xperia e só não gostei do som! Aliás, não gostei mesmo. Para um aparelho desse nível no minimo o som deveria ser melhor!

    ResponderExcluir