quinta-feira, 4 de março de 2010

Entrevista: Fernando Soares, gerente de Portfólio da Nokia

DSCN2157 Há cinco anos trabalhando na Nokia, Fernando Soares, gerente de Planejamento, Pesquisa e Portfólio da empresa, conversou com o TYNEW sobre as principais expectativas e ações da campanhia para o Brasil. Entre os destaques, Soares falou um pouco sobre a evolução da área, com o lançamento de novas tecnologias e softwares, e os caminhos que a Nokia deve percorrer para se firmar ainda mais no mercado brasileiro. Os pontos chaves, segundo Soares são a abertura da loja Ovi, que reúne aplicativos gratuitos e pagos, a inserção de novos serviços em nuvem e o lançamento de novos aparelhos, como o Nokia Booklet. Confira a entrevista completa:

TYNEW - Com o significativo crescimento da economia no Brasil, em uma época em que a crise tomou conta do cenário mundial, quais foram os resultados para a empresa em relação à comercialização de smartphones?
Fernando Soares - De acordo com a política da Nokia, não podemos revelar números locais. Porém, posso te dizer que o mercado brasileiro, de uma forma geral, respondeu bem à crise financeira. Fechamos 2009 como o nono maior mercado da Nokia no mundo. O mercado de smartphones, apesar da crise, cresceu em todo o mundo no ano passado. No Brasil, cada vez mais o usuário percebe as vantagens em ter um produto capaz de realizar diversas funções, como tirar fotos, navegar com GPS, assistir filmes, navegar na internet em alta velocidade, gravar vídeos e muito mais.

TYNEW - E este ano, qual a previsão?
Soares -
O Brasil vai aos poucos chegando aos níveis econômicos pré-crise. Portanto, temos boas expectativas para 2010. Estamos com um portfólio interessantes de aparelhos para este ano, além da chegada de vários serviços da Nokia, representados pela marca Ovi (“porta”, em finlandês). Ainda nesse semestre, faremos o lançamento da Ovi Loja, nosso portal de conteúdo gratuito e pago para aparelhos Nokia. Além disso, serviços como o Ovi Mapas com navegação gratuita e o Comes With Music serão trabalhados em novos aparelhos ao longo do ano.

TYNEW - O ano de 2009 foi marcado pela entrada do celular/smartphone touchscreen no mercado brasileiro. O sucesso impulsionou as vendas e reaqueceu o setor. Qual seria/será a inovação para o ano de 2010?
Soares - O mercado tem mudado muito nos últimos anos. A tendência é uma evolução maior do que vemos hoje. Os aparelhos devem ter capacidade maior de memória. Câmeras terão melhores resoluções. Acredito que haverá uma convergência maior das soluções. Plataformas até então distintas estão convergindo em soluções híbridas. Acho que teremos novidades nesse sentido.
Outra tendência cada vez mais forte é a de computação em nuvem. Serviços passarão a ter tanta, ou mais importância, do que somente o aparelho. O telefone será a interface para acessar um mundo cada vez mais conectado, integrado e ligado em ferramentas online. Há alguns anos, a Nokia anunciou um reposicionamento estratégico ao se tornar uma empresa de serviços de internet. Por meio da marca Ovi, pretendemos levar ao usuário muito mais do que somente o aparelho. Junto com o produto, o consumidor terá uma entrada para um leque de serviços da Nokia, que incluem download de aplicativos, jogos, redes sociais e compartilhamento de mídia.   

TYNEW - Qual foi a razão para que a Nokia tenha liberado a navegação gratuita pelo GPS em alguns modelos de aparelho? E por que não liberar para toda a linha que oferece suporte a este tipo de serviço?
Soares - Agora que o negócio de navegação cresceu o suficiente e rapidamente vem se tornando um mercado de massa, o alcance global da Nokia nos permite fornecer produtos e soluções com um bom custo-benefício. Queremos oferecer aos nossos consumidores produtos que estejam prontos para uso assim que saírem da caixa.  Nossos aparelhos com GPS possuem a melhor experiência de mapas e navegação mundial. Queremos que todos reconheçam a Nokia como a opção mais completa para esse tipo de experiência. A adoção por um mercado de massa também estabelece uma sólida base para a Nokia e seus parceiros para alavancar seus novos serviços e destaques que falem de social location e de seus diferentes tipos de modelo de negócio (propaganda, aplicativos, vendas e tráfego de dados).
A liberação do Ovi Mapas para todos os modelos da Nokia não é possível por uma questão de compatibilidade. Algumas versões mais antigas do sistema operacional Symbian não aceitam a nova versão do Ovi Mapas.

TYNEW - A Nokia resolveu cortar os preços dos aparelhos lá fora. Esta baixa de preços chegará ao mercado brasileiro?
Soares -
Esta é uma decisão de negócios global da Nokia bastante estratégica e não podemos dar mais detalhes no momento.

TYNEW - Analistas dizem que este ano será o ano dos tablets. A empresa já tem um aparelho do tipo, como o N810. Há alguma previsão de mais lançamentos na área? Este será mesmo o futuro do mercado? Ou melhor dizendo, esse pode ser o fim do celular comum?
Soares - A Nokia foi pioneira ao trazer os internet tablets já há alguns anos, com o Nokia N800. No ano passado, anunciamos o Nokia N900, tablet que reúne também a função de aparelho celular. Certamente teremos novidades para este ano, mas ainda não podemos dar detalhes.

TYNEW - O Nokia Booklet 3G está sendo ansiosamente aguardado aqui no Brasil. Para quando é a previsão de lançamento aqui no país? Ele terá as mesmas configurações do equipamento que foi lançado no exterior?
Soares -
O Nokia Booklet será lançado no Brasil no segundo semestre deste ano. Ainda não podemos adiantar mais detalhes. A configuração do produto, a princípio, deve ser a mesma do que foi lançada no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário