sexta-feira, 16 de abril de 2010

Review: Milestone é um celular maduro e poderoso

“O aparelho da Motorola realmente está um passo a frente quando se fala em desempenho e funcionalidade. É realmente rápido, tanto na navegação, quanto no uso dos aplicativos do sistema Android. Somente um detalhe deixa a desejar: o teclado plano e apertado. Confira as impressões deixadas por este excelente smartphone.”

O que vem no pacote:
- Carregador;
- Manual;
- Fones de ouvido com fio 3,5 mm;
- Cabo USB;
- Cartão de memória de 8 GB.

Especificações completas:
- Formato: Slide lateral com teclado QUERTY completo;
- Dimensões: 115,80 x 60 x 13,7 mm;
- Peso: 165 g;
- Tela: TFT, tamanho de 3,7 polegadas WVGA, resolução de 480 x 854 pixels;
- Memória: Cartão de 8 GB, expansível até 32 GB;
- Conectividade: Wi-Fi, Bluetooth, microUSB 2.0 e 3G;
- Sistema Operacional: Android 2.0;
- Câmera: 5.0 megapixels, foco automático e Flash de LED duplo;
- Navegação: aGPS , MOTONAV;
- Preço: R$ 1.799 na loja virtual da marca (já incluída a doca e o carregador veicular).

Design

Ele chama a atenção mesmo. A mistura dos elementos, plástico e metal, fez com que o aparelho adquirisse um ar duro e, ao mesmo tempo, refinado. Ele é pesado e grande, mas não incomoda ao ser transportado. Ou seja, é um smartphone de encher os olhos e que realmente faz os dedos “correrem” para alcançá-lo. Penso que teria sido melhor deixar o nome de batismo dele, Droid, pois é o que melhor se encaixa com o seu visual.

No entanto, há alguns probleminhas. O teclado rima com apertado. Consequência de uma péssima escolha, que foi a colocação de um pad para a navegação ao lado. No entanto, o recurso (pad) só não funciona, como tambem atrapalha justamente todo o desenho das teclas. Elas são planas e sem nenhum espaçamento entre si, o que torna a digitação em tela, muitas vezes, mais pratica.

Falando da tela, ela realmente tem uma definição ótima. O touch responde muito bem, mas em certos momentos fiquei com uma pulga atrás da orelha. O toque em algumas áreas não respondia muito bem e acabei descobrindo porque, como o leitor pode ver na figura abaixo (clique na imagem para ampliá-la).

Análisetouch

Explicando: quanto mais contínuas e retas as linhas, melhor é a percepção do touchscreen.

A ausência de teclas dedicadas ao telefone, como o liga e desliga durante as chamadas também é um pouco frustrante. Por este motivo, quando fazemos uma ligação e queremos cancelá-la o processo fica lento e desgastante. Além disso, as teclas físicas não funcionam direito e, em outras ocasiões, funcionam bem demais. Se não bastasse isso, como são sensíveis ao toque, são pressionadas “sem querer querendo”, como diria ilustre personagem. Seria melhor se fossem físicas de fato, que funcionassem ao pressionar e se fossem dedicadas às ligações também.

conectividade

Gostei mais dele pelado mesmo, digo, sem o sistema Blur do Dext. Assim parece que tudo fica mais organizado. Ainda assim, mesmo sem o sistema Blur, a sincronização com os contatos do gmail e outras contas de email é imediata e simples. O sistema de figuras para identificação de quem é quem em sua agenda também é possível. As três áreas de trabalho dão conta do recado e há espaço suficiente para todos os softwares que são utilizados, pelo menos no meu caso. Só senti falta da previsão do tempo, com uma área dedicada, como ocorre nos smartphones da HTC, mas isso não compromete em nada.

O som do Milestone é realmente um primor...quando conectado aos fones de ouvido (entrada 3,5 mm). Como ele tem apenas uma caixa de som, qualquer obstáculo que fique em frente acaba abafando os toques e as músicas. E aqui temos uma contradição. Como o som é bem potente, o problema ocorre em raras oportunidades.

O sistema de navegação criado especialmente para o Milestone é realmente útil e funciona bem. Tive a oportunidade de utilizá-lo em viagem e a versão compacta me deu a orientação exata de onde eu estava na ocasião, com o nome das ruas e as direções.

funcionalidade 
Quanto ao desempenho, o Milestone mostrou a potência que tem nas tarefas mais pesadas de multitarefas. Respondeu muito bem quando precisou. Mas então outra contradição ocorreu, em tarefas mais simples, como o abrir de menus e durante o uso da câmera, por exemplo, ele ficou lento como uma lesma. Não consegui entender muito o porquê, já que eram coisas pequenas que ele estava executando. Mas enfim, espero que melhore com a chegada do Android 2.1.

Também é necessário dizer que, apesar do teclado incômodo, o Milestone é muito bom para escrever longos textos e pequenas anotações do dia a dia.

Câmera: fotos e fotos depois, vi que a pobrezinha não é lá estas coisas. Não é a pior que já testei, fica na média. O que incomoda é que ela é muito lenta para carregar e igualmente devagar para fazer o foco. Mas com um esforço grande é possível tirar boas fotos. Segue a galeria abaixo.

bateria 
A bateria me serviu muito bem. A carga dura o que tem que durar para quem utiliza bastante o smartphone. Por vezes, foram 12 horas de duração, o que é aceitável para um aparelho de uso pesado de navegação como é o Milestone.

ligacao 
Aqui não tenho queixas. Fui muito bem servido por um ótimo sinal, recepção excelente e na hora de bater aquele papo, o esquema fluiu exatamente como tinha que ser. Uma exaltação que precisa ser feita é quanto à ligação sem as mãos, ou seja, pelo alto falante. Muito boa a resposta, ouve-se bem e a outra pessoa também não tem o que reclamar quanto ao volume da nossa voz. Nota dez!

nota final

Gostei muito do smartphone da Motorola. Mesmo com alguns pequenos problemas, o Milestone é apaixonante. Seria o meu escolhido da marca, entre os disponíveis no Brasil. A coisa mais legal é que ele deixa o usuário bem confortável na hora de utilizá-lo para navegar, puxar emails, mandar fotos para o twitter ou facebook e na hora de bater aquele papo no MSN ou no Gtalk.

Além disso, tudo é muito rápido nele. Os jogos são sensacionais, divertimento garantido. Outra coisa que me deixou muito grato foi a possibilidade de utilizar o Milestone como um leitor de eBook. Utilizando o aplicativo Aldiko, o mesmo que compõe o pacote do iPad, é possível baixar vários livros de grátis. A tela do aparelho é excelente para este fim, gostei muito desta opção.

Enfim, o Milestone é um gadget de alto padrão para o mercado brasileiro. Ele não pode ser comparado ao iPhone, mas não perde por nada. Claro, tem seus prós e contras, mas ainda assim, atende a outro perfil de usuários. Eu recomendo e digo que ele é um smartphone para anos e anos de uso sem medo de ser feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário