sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Review: Nokia E75 é perfeito para o trabalho


"Inaugurando os reviews do TYNEW, um smartphone com a cara do blog. Um aparelho que foi feito para quem está sempre trabalhando e que mesmo nas horas de lazer ainda oferece conectividade e diversão. Confira abaixo as impressões deste humilde editor sobre o desempenho do Nokia E75:"
-------------------------------------------------------------------

O que vem no pacote:

Carregador comum;
Fones de ouvido com fio;
Capa de proteção;
Manual de Serviços e Suporte Nokia;
Manual do aparelho.

Especificações completas:

Formato: Slide lateral com teclado QUERTY completo;
Dimensões: 111,8 x 50/80 x 14,4 mm;
Peso: 139 g;
Tela: QVGA de alta definição (matriz ativa), tamanho de 2,4 polegadas, resolução de 320 x 240 pixels, 16 milhões de cores;
Memória: Cartão de 4 GB, expansível até 16 GB. 50 MB de memória interna;
Conectividade: Wi-Fi, Bluetooth, USB 2.0 e 3G;
Sistema Operacional: Symbian 9.3, feature pack 2;
Câmera: 3.2 megapixels (2048 x 1536 pixels), zoom digital 8x, foco automático, flash LED;
Navegação: A-GPS integrado, com Nokia Mapas;
Preço: R$ 1.299 na loja Online da Nokia (junto com uma mochila para notebook).
-------------------------------------------------------------------


O smartphone é pesado, mas não chega a prejudicar, mas cabe muito bem no bolso. Ele também não é nada fino, o que não impede que seja levado no bolso. O teclado é um pouco desconfortável, não que as teclas sejam pequenas, mas muito niveladas entre si, ou seja, não há uma divisão sensitiva entre elas. No entanto, ele encaixa muito bem na mão, permitindo muita segurança e equilíbrio na hora de escrever e depois de um tempo você acaba se acostumando.

As teclas de discagem também são um pouco menores que o padrão, mas não chegam a ser um problema, contanto que você não esteja com pressa.
Outra coisa muito desagradável é a maneira como os protetores do cartão de memória e da entrada USB foram feitos. É quase impossível abrí-los e mais ainda retirar o cartão de memória. Preparem suas unhas e tampas de caneta...
-------------------------------------------------------------------


Como um aparelho voltado para o trabalho, o E75 mostra que dá conta do recado quanto à conectividade. O Wi-Fi é excelente, capaz de descobrir até mesmo as mais difíceis redes. Consegui pegar sinal enquanto estava em um ônibus em movimento. O GPS funciona muito bem também, sempre demonstrando muita exatidão. O ruim é que o E75 não entrou na lista dos smartphones com navegação gratuita. Ainda assim, se você tiver um bom plano de dados vale à pena.

Uma coisa bem legal foi a introdução da função de rádio online, em que se pode ouvir estações de vários lugares do mundo. Há também a função de podcast de áudio e video. Quanto ao som do aparelho, achei que se saiu muito bem, tanto nos fones de ouvido, como no alto falante. Lembrando que não é a sua prioridade e por isso a interface de seu player também não é muito convidativa.

Falando sobre os aplicativos, como o facebook, o twitter e o msn, preciso destacador o quanto são facilmente acessados e de fácil utilização. Para usar o twitter foi instalado gratuitamente o aplicativo Tweets60 e para o msn o Nokia Chat.
-------------------------------------------------------------------


O sistema Symbian OS 9.5 (atualizada no dia 22 de janeiro) na maioria das vezes funciona normalmente, mas ainda assim ocorrem alguns travamentos. No entanto, sua interface é muito agradável e intuitiva, levando um tempo mínimo até que o usuário descubra como tudo funciona. Esse, aliás, é um dos pontos que eu sempre notei nos sistemas operacionais da Nokia.

Os aplicativos são muito bons. É possível trabalhar com vários deles abertos, sem problemas. O único porém é que o E75 não permite que se abram dois arquivos no Quickoffice, mesmo assim é um excelente aplicativo para quem necessita editar e enviar arquivos de texto, apresentações em powerpoint ou planilhas de excel. Ponto para a OVI, loja de aplicativos da Nokia, que o distribui gratuitamente (não encontrei nenhum software semelhante para Android que também fosse gratuito). Além de serem bem funcionais, são práticos e rápidos, permitindo a edição perfeita dos textos. O calendário também merece destaque. A organização de eventos e a visualização dos compromissos semanais e diários está excelente.

A tela inicial só permite que sejam configurados seis atalhos em dois modos, o pessoal e o comercial. Os modelos mais simples, como o 5610, permitem que o usuário configure um número maior. Bola fora da Nokia. Apesar disso, a saída de criar os dois perfis foi uma boa saída, já que também permite que se mude o papel de parede entre eles, criando duas telas diferentes. Outro ponto negativo é o sensor, que apesar de ser apenas mais um detalhe me pareceu muito lento.

A câmera é rezoável. Apesar de ter apenas 3.2 megapixels, ela não fica para trás e serve muito bem para quebrar o galho (e que galho). Seguem algumas fotos.


-------------------------------------------------------------------


Sempre que colocava o celular para recarregar exclamava: “mas já carregou?” E o melhor é que ela também é permitida pelo cabo usb. Com uma carga é possível ficar conectado e “trabalhando” full time o dia inteiro.
-------------------------------------------------------------------


 Em ligação, o som é excelente. Em ambientes com muito barulho não tive problemas de ouvir ou me fazer ouvir. O sinal do aparelho também é muito bom. Não fiquei sem sinal em nenhum lugar da cidade.
-------------------------------------------------------------------


Considero o E75 um dos tops para quem procura um celular para o trabalho. A conexão excelente, os aplicativos bem desenhados para o tipo de atividade que se pode fazer em um smartphone e a bateria que não deixa na mão, fazem dele um celular robusto pelo design e pronto para a batalha do dia a dia. Além disso, o complemento de uma boa câmera e um bom som completam o pacote. Abaixo a galeria de fotos do E75.




Nenhum comentário:

Postar um comentário