sexta-feira, 19 de março de 2010

Review: 100% conectado, 100% social, este é o Dext

DSCN2508É como o título mesmo diz, o Dext é exclusivamente voltado ao público que quer ter todas as redes sociais ao alcance das mãos. E o sistema Blur mais a plataforma Android dão o suporte perfeito para que toda esta interação seja possível. Confira o que o TYNEW achou do smartphone da Motorola:
----------------------------------------------------------------------------------------------------
O que vem no pacote: 
- Aparelho;
- Carregador entrada miniUSB;
- Cartão de memória de 8 GB;
- Fones de ouvido com fio 3,5 mm;
- Manual do aparelho.

Especificações completas: - Formato: Slide lateral com teclado QWERTY completo;
- Dimensões: 114 x 58 x 15,6 mm;
- Peso: 163 g;
- Tela: LCD, tamanho de 3,1 polegadas, resolução de 320 x 480 pixels;
- Memória: Cartão de 8 GB, expansível até 32 GB;
- Conectividade: Wi-Fi, Bluetooth, microUSB 2.0 e 3G;
- Sistema Operacional: Android 1.5 Cupcake;
- Câmera: 5.0 megapixels, foco automático;
- Navegação: GPS integrado, com Google Maps;
- Preço: R$ 1.175 no plano 45 3g da loja online da Claro.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Design
Vamos começar por um ponto que me incomodava sempre que eu pegava um novo smartphone para review, o teclado. Muito bem, este foi o menor dos meus problemas no Dext. Finalmente um teclado que atende às minhas expectativas, aderente, bem espaçoso e confortável. Gostei muito de digitar e sempre que possível usava-o para escrever, dispensando o teclado virtual, que também se mostrou eficaz quando necessário.

Bom, apesar de ser um dos melhores teclados que já experimentei, alguns pontos fracos são evidentes. A disposição do espaço e do alt é um pouco desonfortável. O direcional é legal, mas acho que a disposição das teclas ficaria melhor sem ele. A acentuação também é um problema, pois funciona mantendo o botão pressionado por alguns segundos e para isso aja paciência.

Quanto ao acabamento tenho que dizer que foi feito com muito cuidado, bem pensado para o público ao qual se destina, os adolescentes e quem mais for um fã de redes sociais e quer ficar online 100% do dia. Mais uma escolha acertada da Motorola foi colocar uma entrada normal, aquelas de 3,5 mm do seu fone de ouvido preferido, no Dext. Isso facilita a vida dos amantes da música, se é que você me entende... O tamanho também é muito bom, nem grande nem pequeno demais e não pesa no bolso, fisicamente falando.

Porém, alguns detalhes enfraqueceram a nota aqui: os botões laterais,  da câmera e do bloqueio, são um pouco escondidos e de difícil acesso. Para bloquear e acessar a máquina digital ficou um pouco incômodo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
conectividade 

Aqui depende de como devemos encarar o sistema Blur. Se por um lado ele organiza todas as contas sociais do usuário em um único espaço costumizável, ele também é capaz de confundir quem não está acostumado com a ferramenta. Ou ainda, incomodar quem não tem paciência de estar sempre recebendo avisos e tanta informação de uma vez só. Mas ela funciona muito bem, congregando tudo que o usuário utiliza em uma única conta, que mostra a atualização de seus agregados no Facebook, Twitter, Orkut, em um só lugar.

Quanto à navegação, foi bem tranquila, os sites abriram sem problemas, todos os plugins funcionaram. O sistema de zoom e leitura das mesmas é muito agradável e rápida.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
funcionalidade 

O Android 1.5 Cupcake é um ótimo sistema operacional, nem preciso dizer. O problema ficou com a integração com o Blur. É que por vezes o sistema dá uma trancadinha, você passa o dedo e nada de trocar de tela e isso incomoda um pouco. Um problema de velocidade que compromete um pouco o fato de ser voltado para quem sempre está online e quer as coisas instantaneamente.

O que o usuário pode fazer é se aproveitar do Android Market e procurar outros programas que dão suporte a esta área social. É bem fácil encontrar softwares como o Seesmic, para o Twitter, por exemplo. Apesar disso, o smartphone tem uma resposta boa, exceto quando a tela está suja com a gordura das mãos, aí meu amigo, o jeito é limpar, senão a coisa não anda.

É preciso reforçar, mais uma vez, que o Dext é voltado para um público muito específico, como já foi dito lá em cima. Portanto, se você quer um smartphone para trabalhar esqueça. Não é o perfil que se encaixa aqui, definitivamente.

Outros aspectos, como a luz de aviso de eventos, que fica piscando acima do visor e o botão para troca de modo (normal ou silencio) são detalhes que enriquecem ainda mais o smartphone. Sem falar dos menus puxados como janelinhas, padrão do Android.

Vamos à câmera. Ela é ótima, inclusive com pouca luz. Pelo menos foi o que me passou. É mais que um quebra galho e dá para levá-la às festas e encontros, ao invés daquela máquina digital velha. Falo isso porque precisei dela e para meu contentamento caiu como uma luva. Confira algumas fotos da galeria.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
bateria 
Bom, a bateria não é lá estas coisas. Se durasse um pouco mais seria excelente. Apesar disso, consegui ficar c o Wi-Fi ligado em casa durante praticamente meio dia e ainda tive carga para ficar mais a parte da noite só no 3g. Mas ele é um aparelho que precisa ser recarregado todas as noites, sem excessão.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
ligacao
O sinal do aparelho é uma incógnita. Fiquei sem sinal várias vezes durante o dia. Onde moro o sinal realmente é uma porcaria, mas nos reviews passados não tive este tipo de problema com os outros aparelhos. É uma verdadeira pena, pois isso compromete muito o desempenho do aparelho no teste, já que eu não quero apenas que ele funcione na rede Wi-Fi, não é mesmo?!
---------------------------------------------------------------------------------------------------
nota final

Vamos bater o martelo, passar a régua e fechar a conta. O Motorola Dext realmente me fez pensar em ter um smartphone exclusivo para as redes sociais. Ele cumpre bem o papel, mesmo que por vezes se demonstre lerdo para responder.

Mesmo eu já sendo um usuário experimentado, vamos dizer assim, só tenho que ficar com o pé atrás quanto ao sistema Blur. O ponto é que ele é um pouco complicado para entender e mexer. Por vezes, parece um pouco confuso em toda a sua tentativa de organização em um só cenário. Deixa eu explicar. É que, ao mesmo tempo em que está tudo ali, no mesmo lugar, é muita informação junta, o que gera certo desconforto. Imagine controlar o que ocorre no Twitter, no Facebook e no Orkut, por exemplo, é muita coisa para uma só ferramenta. Portanto, fica a dica lá de cima, experimente também juntar outra ferramenta para melhor organizar tudo isso.

Uma boa surpresa foi o teclado. Muito bom mesmo. Em relação aos outros reviews, acho que foi o melhor colocado. As teclas encaixam nos dedos e são mais altas, fazendo com que o toque seja realmente sentido. O único porém foram os acentos, mas nada que atrapalhasse muito.

O sinal é que me decepcionou bastante. Só para comparação. Nos mesmos pontos onde fiquei sem sinal com o Dext, meu Nokia funcionou sem problemas. Não sei se é um defeito de antena, de potencia, mas sei que isso foi realmente um problema. Várias vezes perdi ligações, o que não pode acontecer, ainda mais com um smartphone.

Mas de fato ele é um aparelho que chama a atenção, cabe no bolso, não é muito pesado e tem a interface Android. Elementos que o fazem aparecer em qualquer lista de bons gadgets, ainda mais quando falamos em redes sociais. Confira as fotos do aparelho na galeria abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário