terça-feira, 6 de outubro de 2009

Microsoft tenta retomada no segmento de celulares

A empresa está lançando, nesta terça-feira, a mais nova versão de sua plataforma para celulares. O Windows Mobile 6.5 (foto) tem como diferencial a tecla Easy Button, que terá o logo do software e que levará o usuário para o menu inicial. Nada muito impressionante, assim como os icones maiores, para uma melhor navegação, e a navegação por toque, o touchscreen. É o que dizem os principais analistas que tiveram acesso ao novo lançamento da Microsoft. O perigo é repetir o mesmo fracasso que teve com o vista, um lançamento prematuro e que ajudou a manchar, e muito, a imagem da empresa. E quando se fala em plataforma de celulares, o cenário é ainda mais preocupante se o lançamento não der certo.

Na comparação, a Microsoft possui apenas 9,3% do mercado de smartphones, enquanto a Nokia, com o Symbian, tem 57%, a Motion, plataforma do Blackberry, 18,7%, seguida de perto pela Apple e o Iphone, com 13,3%. O que piora ainda mais a situação é o novo concorrente, o Google, com o Android. E com isso, empresas como Samsung e HTC passaram a utilizar também o sistema do Google. A Motorola, que utilizava o Windows Mobile, passou somente a utilizar o Android, por ser mais parecido com a plataforma do Iphone.

Ou seja, o vice presidente de marketing em comunicação para celulares da Microsoft, Todd Peters, tem muito trabalho pela frente. Jogo duro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário