segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tela Qualcomm Mirasol promete ser o futuro dos displays


Muitos avanços da CES 2010 são para a área dos eReaders e dos tablets. Mas uma delas está prometendo revolucionar. É a tela da Qualcomm, chamada Mirasol. O leitor deve estar perguntando quais seriam estas vantagens. Pois bem, primeiramente que a tela não é uma LCD, que é muito cara e não muito boa para a leitura, e nem um papel eletrônico, que ainda não tem a profundidade de cores necessária. A Mirasol é desenvolvida para que nossos olhos percebam melhor a luz, tornando mais confortável a leitura. Outro ponto é que essa mesma tecnologia, permite que se gaste menos energia. Vamos explicar melhor.

Os pixels funcionam como placas móveis. Cada um dos pixels têm uma placa, com um filme, uma fina película em um substrato de vidro, e outra que funciona como uma membrana reflexiva. Entre elas somente ar. O que determina a cor da tela é a distância entre as placas e a combinação entre os pixels. Com isso, o aparelho pode transformar a luz refletida do ambiente em cores, o que permite que a imagem seja visualizada até mesmo contra a luz do sol. Essa tecnologia tem o nome de Interferometric Modulation, IMOD. Para entender melhor é só acessar este link aqui.

São ganhos que prometem mesmo transformar o modo de fabricação de tablets e outros eletrônicos, assim como permitir que as baterias durem muito mais do que as 10 horas dos netbooks, por exemplo. Abaixo segue um video do aparelho feito pela rede de televisão norte-americana Fox News.


Nenhum comentário:

Postar um comentário