Depois de anunciar que a empresa vendeu mais de 50 milhões de iPhones e 85 milhões de Ipods touches, a Apple apresentou o seu mais novo sistema operacional, o OS 4. O software será lançado no meio do ano, mas a Maçã resolveu liberar uma cópia para que os desenvolvedores de aplicativos possam ir se acostumando. E eles vão precisar se adaptar a significativas mudanças.
A mais esperada, o multitarefas (multitasking), realmente chegou ao aparelho, mas ela funcionará de uma maneira diferente da que os usuários de outros sistemas estão habituados. Segundo Steve Jobs, o problema do atraso da implementação era o de que o recurso gastava muita bateria, reduzindo a performance dos aparelhos. "Nós descobrimos como implementar uma terceira parte de multitarefas para contornar isso. Eu acho que conseguimos", acrescentou. Bom, o sistema funcionará assim. Foram escolhidos sete serviços mais populares, segundo pesquisa elaborada pela Apple, para funcionarem em segundo plano. São os chamados API, Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos, que é o conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por programas aplicativos que não querem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços. E são estes os escolhidos:
- Áudio: utilizará a plataforma Pandora (espécie de rádio online como o Grooveshark). No evento funcionou com o email aberto e até mesmo com o TomTom (programa de navegação GPS), silenciando somente durante as instruções, como vire à direita e etc;
- VoIP Call: ou seja, o Skype. Ele funcionará mesmo fechado. Quando o usuário receber a chamada, uma mensagem surgirá na tela;
- Localização GPS: funcionou com a música rolando solta, como já foi dito ali em cima. Alguns aplicativos, como o Loopt, também vão utilizar esta localização (do usuário) e o dono do iPhone pode ver quais programas fizeram isso nas últimas 24 horas;
- Tecnologia Push: o conteúdo webcasting, onde o usuário faz a assinatura de conteúdos;
- Avisos Locais: Agora também é possível receber alertas, ou local notifications, para atividades como a programação da TV, ou qualquer outra tarefa que precise de um alarme;
- Tarefas a completar: em resumo, se você está querendo fazer o upload de umas fotos. Basta colocá-las para baixar no servidor e sair do aplicativo, assim o iPhone completa a tarefa em segundo plano;
- Troca rápida entre os aplicativos: isso facilita para que o estado onde o aplicativo parou seja guardado e minimizado, não utilizando nada da CPU.
Mas as novidades não param por aí. Outra inovação são as pastas, que podem ser colocadas na tela inicial. Colocando um aplicativo "em cima" do outro e cria-se uma pasta nova. Simples assim, deixando com o usuário a tarefa de nomear, por exemplo, conforme os tipos de aplicativos. Podem ser guardados mais de 2.160 softwares em um iPhone com o recurso das pastas.
Outro recurso, menos importante, é o papel de parede, que pode ser modificado ao gosto do cliente. Não chega a ser um avanço daqueles, mas era um desejo de quem tinha o iPhone. O email agora pode ter várias contas em uma só caixa de entrada. Os anexos podem ser abertos em um terceiro plano também.
O iPhone também ganhou algumas inovações do iPad como a biblioteca. É a mesma loja e o mesmo mecanismo de compra de livros online.
Outra novidade que chamou muita atenção: o sistema de games no OS 4. Na teoria, ele é muito parecido com o que ocorre com o sistema Xbox Live da Microsoft, onde o jogador pode jogar online com amigos e guardar os estados salvos do jogo. Falando em games, os anúncios também sofreram modificações enormes. Agora é possível entrar neles e jogar jogos, interagir com o produto, tudo graças ao suporte HTML 5. A ferramenta se chama iAd e, segundo Steve Jobs "é um novo tipo de anúncio móvel".
Estas foram as principais inovações do sistema OS 4, a nova alma do iPhone. O software será distribuído para iPhones 3GS e iPods Touch terceira geração no verão americano (por aqui ainda não se sabe a data). Para as outras edições dos aparelhos, o iPhone 3G e o iPod Touch segunda geração, somente o sistema multitarefas não estará presente. Abaixo um video com um pouco do que tratamos aqui, confira. Foto do site engadget.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário