quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

iPad pode? Não, não pode...




Depois de ver várias críticas, reviews apressados e ler, reler e ler novamente as especificações do mais novo lançamento da Apple, me vi obrigado a comentar algo. Como todos, estava esperando algo realmente revolucionário, algo que justificasse as palavras de Steve Jobs: "a coisa mais importante que eu já fiz". Bom, esse humilde blogueiro precisa dizer que ficou muito desapontado.

Primeiro, o aparelho não é revolucionário, ao contrário do que foram o iPhone e o iPod. Apesar de muitos sites falarem maravilhas, o fato é que o iPad é mais uma jogada de produtos com uma determinada função, que é a de dar dinheiro para a Apple os seus parceiros. Ora, convenhamos, apesar do design bonito e simples, marcas da Maçã aliás, o tablet não faz nada que outro não faria. E-books, músicas, videos, jornais e etc, já vi esse filme em equipamentos como o Archos e o Lenovo IdeaPad, só para citar dois.

Vamos aos fatos. Reescrevo aqui o que saiu no site Terra, sobre o que o site gizmodo.com descreveu como "oito coisas que estragam o iPad":

Moldura da tela grande e feia

Você viu a largura da moldura dessa coisa? Toma espaço demais! Eu sei que você não vai querer acidentalmente dar algum comando com o seu dedão enquanto estiver segurando o iPad, mas precisa usar tanta área útil?

Sem multitarefa

Isso é ridículo. Se essa coisa supostamente foi feita para substituir netbooks, como diabos não pode ter multitarefa? Você tá dizendo que eu não posso ouvir música enquanto digito um documento? Eu não posso deixar o meu aplicativo do Twitter aberto ao mesmo tempo que o meu navegador? Eu não posso ter um cliente de IM aberto ao mesmo tempo também? Você tá de sacanagem? Esse problema sozinho já garante que eu não vou comprar este produto.

Sem câmera

Não ter uma câmera na frente, para videoconferência e Skype é uma coisa. Mas não ter uma câmera atrás também? Por que diabos não? Eu não consigo imaginar o lado negativo de incluir pelo menos uma câmera. Será que esse bagulho não dá conta de segurar o iChat?

Teclado virtual

Quem apostou que a Apple revolucionaria os métodos de entrada em tablets quebrou a cara; este é o mesmo grande e feio teclado de touchscreen que nós já vimos em outros tablets, e a não ser que você esteja no sofá apoiando a coisa sobre os joelhos, vai ser um saco de usar.

O nome iPad (esse não se aplica aqui)

Ao menos nos EUA, choverão piadinhas sobre o Maxi pad. Várias delas.

Ausência de suporte a Flash

Não ter Flash é um pé-no-saco mas não é o fim do mundo no iPhone ou o iPod Touch. Mas em alguma coisa que supostamente deveria ser mais próxima de um netbook ou laptop? Isso deixará buracos grandes, horrorosos, em sites. E eu espero que você não dê bola para vídeo em streaming. A gente sabe que usuários casuais de internet não dão a mínima. Tipo Youtube, Hulu. Ninguém usa. NOT.

Adaptadores, adaptadores, adaptadores

Você acha o design do iPad clean, as linhas bonitas? Esqueça-as. Se você quiser plugar qualquer coisa nisso, como uma câmera digital, você precisará de vários tipos de adaptadores horrorosos. Você precisará de um adaptador ATÉ PARA USB, por Deus...

Mas não termina aí. Não quero ser daqueles que só falam mal, pois o que a Apple acabou de fazer é dar mais idéias aos outros competidores que, se dedicarem um pouco de tempo lendo e ouvindo as opiniões dos consumidores, podem fazer algo muito mais útil e completo. Posso estar mordendo a língua, mas não pude deixar de opinar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário