segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Três grandes notícias para começar bem a semana


Pois é, feriado por aqui, mas o mundo não para. Três grandes novidades (uma delas um grande boato) estão dando o que falar já no começo desta semana. A primeira delas é sobre o corte de preços que a Nokia fez em seu portfólio de celulares e smartphones. Com o crescimento do setor, a empresa não pensou duas vezes e colocou os preços lá embaixo. O Nokia 5230, por exemplo, o smartphone mais barato, passou a ser vendido na Finlândia por € 170 (R$ 442). O preço, segundo diversas fontes do setor, são até 10% mais baratos, o que deve favorecer para o fortalecimento de marcas da empresa, como o aumento de 26% nas vendas de smartphones em comparação entre o terceiro e o quarto trimestres de 2009. O problema é que o corte afeta diretamente fabricantes como a Samsung e a Sony Ericsson. Explico. Os smartphones da Nokia ficaram com os preços muito próximos dos celulares medianos (que primam por um bom player de música ou uma boa câmera) destas duas companhias, portanto, o investimento pesado nessa área vai por água baixo. Se os cortes chegarem até os celulares daqui, eu é que não vou reclamar...




Bom, o que também colocou todos em estado de "alerta", leia-se curiosidade, é o possível lançamento do smartphone da Microsoft, que está sendo chamado de Zune. Analistas estão apostando que o aparelho seja lançado durante a Mobile World Congress, que ocorre entre os dias 15 e 18 de fevereiro, em Barcelona. Os rumores também dão conta de que o aparelho viria com o Windows Mobile 7 e com os processadores Nvidia Tegra, que já equipam aparelhos como o Sony Ericsson W900i, entre outros (lista completa aqui e especificações do chip aqui).




O que também virou notícia foi a primeira versão do Firefox para celulares. Depois de meses em teste, o navegador finalmente entra para o mercado mobile, disponibilizado, em um primeiro momento, para os celulares N900, da Nokia. A empresa já divulgou que trabalha para que o software também funcione em outros sistemas, como o Android e o Windows Mobile. Os recursos incluídos são o das famosas abas, o bloqueador de popups, o TwitterBar que, como o nome mesmo já sugere, trabalha com os posts do microblog, um complemento para assistir videos do Youtube (já que o suporte ao Flash ficou de fora devido a problemas de desempenho) e mais de 40 outros complementos que podem ser baixados pelos usuários. Os smartphones com o Windows Mobile devem ser os próximos a receberem o navegador e, logo depois, o Android. Mais informações no site do Firefox Mobile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário