sexta-feira, 9 de abril de 2010

Update - As primeiras impressões da midia sobre o iPad

Confira abaixo o que os principais sites e publicações acharam do novo gadget da Apple, que começou a ser distribuido nesta semana para o mercado interno dos EUA:

ipad2
Laptopmag - Mark Spoonauer

“O fino e amigável aparelho multitoque da Apple é somente isso: diversão. E isso é uma prova de habilidade sobrenatural da empresa para integrar o conteúdo que se deseja consumir com o dispositivo, ao ponto de você quase esquecer que é uma peça de hardware em suas mãos. Mas o iPad é também uma contradição. Apesar de sua facilidade sublime nos avanços do uso da computação móvel, mais do que qualquer outro dispositivo que se tem na na memória, diga-se de passagem, ele simplesmente não é tão robusto como os computadores completos e que custam menos, pelo menos quando se trata de produtividade. Além disso, 499 dólares (para o modelo de entrada) é muito para gastar em um gadget que não se destina a substituir um laptop de tamanho completo, e os aplicativos do iPad também são mais caros que os para o iPhone. No entanto, se você tem dinheiro para gastar em um “dispositivo companheiro”, o IPAD poderia ser o seu novo melhor amigo.”

NY Times - David Pogue

“O iPad Apple é basicamente um iPod Touch gigantesco. Não há multitarefa também. É um aplicativo de cada vez, assim como no iPhone. Mais, não há conectores USB e não há câmera. Bye bye, chats de vídeo do Skype. Você sabe que a Apple está só deixando de fora o material para o modelo do próximo ano. A questão é que você pode conseguir um laptop por muito menos dinheiro - com um teclado completo, drive de DVD, entradas USB, slot para cartão de memória, câmera. Além disso: Se você já tem um laptop e um smartphone, quem vai levar uma terceira máquina?”

Folha de São Paulo - Cristina Fibe

"...a sensação é a de que o iPad ainda não mostrou a que veio. O impacto inicial, positivo, foi parecido com o que senti quando abri os dois outros aparelhos da Apple nos quais me viciei, o iPod e o iPhone --devo dizer que, no mais, não sou uma "garota Apple". Belo design, leve e, aparentemente, simples. Nem tanto. Aos poucos, o iPad foi me devolvendo à realidade. Primeiro, é necessário um computador com iTunes (loja virtual da Apple) para que comece a funcionar. Quando o iPad liga, percebo outro fator do "sistema fechado" da Apple: o aparelho não carrega quando ligado a um PC, diferentemente do iPod. Próximo obstáculo: o iPad não encontra uma conexão Wi-Fi (sem fio) livre no meu apartamento. Sem conexão, a novidade não tem graça nenhuma. […] No fundo, o iPad é uma loja gigante, onde a internet faz o caminho oposto ao que estamos habituados: menos conteúdo é disponibilizado de forma grátis, aberta e livre."

Phonedog - Adriana Lee

“Então, eu entendo tanto a crítica quanto o arrebatamento. Certo, porém, que ele pode fazer sucesso por isso: o iPad (principalmente) tornou várias coisas mais fáceis para as pessoas. Isso é tudo que existe para elas, realmente. Isso faz com que seja um dispositivo incrível? Do ponto de vista técnico, não. Do ponto de vista da usabilidade, sim. conveniência e facilidade de uso não podem ser subestimadas. É por isso que algumas pessoas pagam por serviço de limpeza, comprar uma máquina de lavar louça, levar o seu automóvel para lavar, etc... Eles poderiam fazer eles mesmos e, talvez, acabar com melhores resultados, mas as pessoas optam por este caminho porque é mais fácil. Já foi dito várias vezes: este não é um laptop ou mesmo um substituto netbook. Esta é realmente uma nova categoria de dispositivo. Bem, talvez não nova, mas potencialmente na definição da indústria. Eu acho que alguns dos críticos “não estão pensando neste ponto, então eles comparam esta tecnologia à tecnologia existente.”

Phonedog - Noah Kravitz

“Apesar de tudo, a Apple conseguiu chegar a algo que, simultaneamente, não tem utilidade aparente e mil e uma utilidades ao mesmo tempo. iPad não é convencionalmente útil como um notebook (ou netbook), nem tão indispensável como um smartphone. E ainda assim, é, em muitos aspectos, mais atraente do que todos estes. Não há nenhuma dúvida em minha mente que a Apple criou um outro tipo de iPod/iPhone, algo que recria a experiência do consumidor e polariza a opinião pública, ao mesmo tempo. Como é agora, o iPad é, sem dúvida, um item de luxo e não qualquer tipo de alternativa viável para um laptop a menos que você esteja muito confortável com a digitação no teclado virtual e realmente não precisa de computador para fazer algo como conteúdo de criação e compartilhamento de arquivos. O iPad também é uma das mais atraentes, envolventes e divertidas experiências em computação que eu já tive. Sério, é tão legal pegar a coisa e começar a utilizá-la. É muito mais fácil e mais rápido e envolvente do que os computadores tablet que eu tentei, principalmente porque o sistema operacional foi feito para ser tocado. Ao contrário dos slates que executam versões modificadas de SOs de desktops, o iPad executa uma versão expandida do iPhone, uma plataforma feita para tocar e feita para ser simples. É por isso aí que muitas pessoas não querem nada com o iPad. E por isso também que tantos outros não podem esperar para colocar suas mãos em um. Para mim, eu tenho sorte de testar isso, faz parte do meu trabalho. É provável que eu não teria comprado um, mas agora que tenho um iPad em minha posse eu literalmente não consigo parar de usá-lo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário