segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Foursquare e a cultura brasileira na web



Pessoal, só para começar, eu não quero ditar comportamentos e nem regras, longe disso, mas apenas analisar e comentar a nossa (do brasileiro) tendência de modificar alguns aspectos das midias sociais em que nos inserimos. Feito isso, fico mais tranquilo para gerar a polêmica...

Pois bem, sou um "hard user" (usuário avançado) do Foursquare e levo ao pé da letra ao que ele se propõe: "gives you & your friends new ways to explore your city. Earn points & unlock badges for discovering new things." É exatamente assim que está escrito no site do famoso aplicativo, ou seja, traduzindo de uma maneira rápida, ele me dá a oportunidade de, junto com meus amigos ou pessoas que me seguem/sigo, descobrir novos lugares da CIDADE de uma maneira muito mais interessante, que são a distribuição de pontos e badges (insígnias) por check ins nestes locais. Mas de um tempo para cá, com o uso massivo, nada contra, claro, o pessoal começou a extrapolar.

Locais como, meu sofá, minha cama, pátio do fulano, Arroio Schunemann e por aí vai, começaram a se multiplicar. Como disse no começo do post, nada contra. Mas porque essa nossa tendência de transformar, modificar a ideia de todas estas midias e redes em que nós brasileiros começamos a nos inserir? E aqui nem é preciso citar o exemplo do Orkut, ou até mesmo do Facebook, que começou a "degringolar" um pouco depois de se tornar mais popular e já começou a assumir algumas tendências orkutianas. É preciso pensar.

Claro, temos que adicionar essa nossa criatividade (?), nossa alegria (?), que tanto nos diferencia de outros países. Juntamos isso à nossa tendência  e entusiasmo com as novas tecnologias e então temos uma arma de "zoar", que transforma tudo em um carnaval. Afinal, é a nossa cara... Mas o pior disso tudo é não procurar entender, nem ao menos para que "presta" a midia. Para quê serve a midia, a rede?

É aí que eu penso, será que fica ruim se eu der um "check in" ali na cama do fulano/fulana? E que "badge" será que eu ganho...hein?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário