segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Porque raios os códigos QR não pegaram aqui? E o que são afinal?


Não consigo entender como uma tecnologia criada em 1994, no século passado, ainda não vingou aqui no Brasil. Sim, estou falando dos códigos QR. Não conhece? Pois bem, te apresento. A figura ao lado é um belo exemplo de como se parece. Não é nenhuma maravilha, até parece algum circuito de computador, mas a sua relevância vai além da aparência mesmo.

Imagine que nessa imagem em 2D você pode guardar informações como links, textos, emails, informações sobre produtos e o melhor, que podem ser acessadas direto do celular. Faz jus ao nome que leva (Quick Response), pois economiza tempo. E lá fora é muito difundido, vemos em propagandas de tv, outdoors, revistas e supermercados. Um dos exemplos, é o do Tesco Store, um supermercado que estava em desvantagem quanto a concorrência. A ideia deles era aumentar as vendas sem aumentar o número de lojas. Foi quando tiveram a brilhante iniciativa de juntar o tal código QR com que os coreanos menos tem, tempo. Enquanto esperam o metrô, entre uma estação e outra, eles aproveitaram para instalar banners que imitavam os mesmos produtos das prateleiras do mercado. Os transeuntes só tinham que apontar as câmeras dos celulares para os códigos e fechar os pedidos que, ao final do dia, recebiam tudo em casa. Abaixo o case:


O que eu não entendo é porque raios ainda não pegou por aqui...vai ver o preço dos smartphones (mesmo que os códigos possam ser lidos pelos mais simples celulares com câmeras VGA), preço do acesso (mesmo com a TIM oferecendo acesso a cinquenta centavos por dia) e...tem também...hum...peraí, não tem mais desculpas! Fiz questão de colocar outro video com mais um belo exemplo. Divirta-se! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário