domingo, 19 de dezembro de 2010

Review: C3 é bom e barato

Processador: 312 MHz
Tamanho: 115,5 x 58,1 x 13,6 cm
Teclado QWERTY físico completo

Peso: 114g
SO: Symbian S40 – 6ª Edição
Câmera: 2.0 MP
Tela: 2,4 polegadas (320x240 pixels)
Conexão: 3G, Wi-Fi, GPS, Bletooth
Preço: R$ 449,00

Pois bem, mais uma vez a velha Nokia me surpreende com um bom aparelho. Claro, não é nenhum Android, Apple ou Windows Mobile 7, mas ele tem algumas coisas que realmente me agradaram.

Uma delas é a simplicidade. Com isso, o usuário se acha fácil dentro dos menus e itens. No entanto, isso não é novidade quando estamos falando da marca. Mas nesse caso, fica explícito que o intuito foi mesmo fazer um smartphone capaz de juntar o simples com o sofisticado, criando um aparelho barato e conectado.

Este é outro detalhe que me agradou. Junto com o aparelho já vieram várias ferramentas para acessar o twitter, o facebook e os chats, como o MSN, o GTalk e outros. Essa facilidade faz com que não seja preciso o download destes softwares por parte do usuário final. Mas, apesar disso, a ferramenta dedicada ao Twitter e ao Facebook não funciona como deveria. Tentei utilizá-la, mas ainda assim encontrei problemas como a não atualização dos tweets ou dos posts do Face. Isso me fez ir atrás de outras ferramentas, ponto contra.

O teclado, como já havia ocorrido com o review do N97 ou o antigo E75, é excelente. A agilidade ficou apurada com a elevação que as teclas ganharam. Elas são bem similares às teclas dos BlackBerry. Na parte central do qwerty, o usuário tem as teclas numéricas, para efetuar as ligações, e os atalhos são bem visíveis e fáceis de serem acessados. Além do teclado, são mais 4 botões de função e os dois para as ligações. Não há botões dedicados para o som ou para a câmera, mais um ponto contra (nesse caso dois pontos).

Falando na câmera, ela é bem fraca. As fotos saem muito pixeladas e, como ela não possui flash, péssimas se não há boa iluminação. Mas também, são apenas 2 Megapixels de qualidade, não dá para querer muita coisa.

As coisas que mais me deixaram desapontado foram os sinais 3G e Wi-Fi. Os dois parecem ter problemas sérios. O primeiro (3G), quando o aparelho é segurado com a mão sobre o topo do smartphone, some.  E o segundo, ao lado do roteador, ainda mostra sinal fraco. Pode ser um defeito com o aparelho testado, vou entrar em contato com a Nokia para saber mais detalhes.

Outra coisa, menos problemática, mas que me incomodou um pouco é que o speaker fica do lado direito (quando o aparelho está de frente) o que pode causar o abafamento pelo rosto do usuário. Aconteceu comigo, não é usual, mas pode ocorrer.

A bateria, como em todos os outros Nokia, garante horas de conversação e navegação sem problemas.

Gostei muito do C3, é um smartphone leve, com um custo/benefício muito bom. Eu compraria e ficaria bem feliz ao utilizá-lo no dia a dia. Mas é claro, não é um aparelho para quem busca mais opções de softwares e jogos.

Notas

Nenhum comentário:

Postar um comentário